Jejum Intermitente


O Jejum Intermitente é uma prática saudável e significa simplesmente o ato de "não comer" por um período de tempo. E isso é absolutamente normal.

Durante 2mil anos não tivemos o hábito de comer todos os dias, muito menos 3x por dia ou a cada 3h, (6x/dia) e hoje no mundo moderno, temos a ideia errada de que precisamos comer do momento em que acordamos até irmos dormir.


O corpo precisa de um equilíbrio entre comida e 
#jejum, de pelo menos 12 horas, para sua auto-regulação, o que é absolutamente normal. E se você está comendo a todo momento é lógico que vai ganhar peso.
Hoje falamos também do #jejumintermitente (14/15/16h), e meu estudo se baseia nos benefícios em estender este jejum.

O 1° benefício do J.I. é que seu corpo começará a queimar a energia (açúcar e gordura). Temos a ideia de que sem comer vamos afetar nosso metabolismo, mas é uma ideia errada, pois fomos projetados dessa forma, estocamos gordura para momentos de privação alimentar e nunca chegaremos a queimá-la se ficarmos nos alimentando constantemente.


O J.I. estimula também a liberação do hormônio de crescimento (potente anti envelhecimento/anti osteoporose e sarcopenia) além de estimular uma melhor 
#autofagia celular (post de ontem), o que é atualmente benéfico para o corpo, já que doenças como #Alzheimer e #Parkinson dependem de uma autofagia eficaz.

Com o jejum, você está dizendo para o seu corpo se livrar do lixo intracelular enquanto evita muitos picos de insulina - estando estes dois fatos intimamente ligados com a prevenção do câncer (p/ enfermos desta doença, vale a pena pesquisar sobre o efeito Warburg). Também é ótimo para quem tem diabetes tipo 2, pois se você come menos, não ativa tanto a insulina e sua glicemia baixa naturalmente, sem a necessidade de tanta medicação.


O interessante é que esta prática de J.I. sempre fez parte de nossa cultura (Ramadã, jejuns religiosos etc), e analisando as doenças modernas é possível ver que todas elas são alteráveis com intervenções na dieta.


E esta é a sacada do século 21. Nós fazemos hoje pela nossa saúde extremamente o oposto do que deveríamos estar fazendo, por que estamos sempre comendo!


(Dr. Jason Fung - Em entrevista para o programa Tribo Forte)

Fonte: B-ON NUTRIÇÃO