Glúten, O Que Você Sabe Sobre A Influência No Seu Sistema Imune?
Possuímos um sistema de proteção contra as adversidades do dia a dia, o sistema imunológico. Um exemplo da ação desse seria: quando somos infectados por alguma bactéria como em uma amigdalite, nosso sistema imunológico trabalha no sentido de tratar esta doença e nos curar perante ao processo infeccioso, já que estas bactérias são reconhecidas como estranhas pelo sistema imune (glóbulos brancos).
A barreira intestinal alterada pode permitir a passagem de moléculas estranhas ao organismo para a corrente sangüínea. Quando a mucosa do intestino está saudável e sem lesões, apenas moléculas adequadas são absorvidas. Por exemplo: uma proteína animal ou vegetal é absorvida na forma de aminoácidos e não na forma complexa, já que seria algo estranho ao ser humano. Ou seja, a proteína da carne não é utilizada diretamente por nós para construir músculo, ela é a matéria prima para tal e será absorvida no intestino na forma de aminoácidos.
O glúten causa uma lesão na mucosa intestinal e permite que nosso sistema imunológico (as células – leucócitos / glóbulos brancos) entre em contato com moléculas estranhas, já que estas começam a passar para o sangue. Todo esse processo gera uma inflamação local inicialmente, desta forma a pessoa que consome glúten diariamente por uma vida será de fato um inflamado crônico. No entanto, não ocorre apenas um processo localizado, de tal forma que o sistema imunológico poderá começar a atacar o organismo em outros locais devido ao fato de ter sido estimulado por uma molécula estranha. Isto é, aquela molécula não comum que entrou em contato com a corrente sangüínea pode ser semelhante a outra molécula do organismo que agora irá se auto atacar (reação cruzada), ou seja, a base da doença auto imune.
A partir de então se seu sistema imune encontrar um segmento de molécula semelhante na sua pele, poderá atacar e surgir uma doença auto imune de pele (psoríase por exemplo ou mesmo dermatites em geral). Se for na tireóide, poderá ser a base da tireoidite de Hashimoto, enfim, cada região do corpo poderá ser vítima dessa reação cruzada que falamos.