Diferença Entre Ovos Caipiras e Orgânicos


Você consome ovos caipiras e/ou orgânicos ou de granja?

As galinhas que produzem ovos caipiras devem ser criadas fora de gaiolas, ciscando livremente.


A alimentação nessas criações é toda de origem vegetal e sem pigmentação (que é usada na ração para dar uma cor mais amarelona à gema, artificialmente). Os animais não podem tomar remédios que estimulem o crescimento e nem antibióticos.

Ovos orgânicos são produzidos por galinhas que recebem uma alimentação 100% orgânica, ou seja, sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Não é permitido também usar remédios para crescimento e nem antibióticos. Com essas restrições, o ovo orgânico não vem com qualquer resíduo químico.

As galinhas são criadas em condições que prezam pelo seu bem-estar e seu comportamento natural. Por exemplo, é proibida a prática da debicagem (sim, inacreditavelmente as galinhas de granja normalmente têm seus bicos cortados para uma não machucar a outra, devido ao espaço mínimo de que dispõem) e do confinamento em gaiolas. Estudos dizem que galinhas criadas assim, soltas, põem ovos com cerca de 4 vezes mais vitamina A do que os de granja. Isso sem contar a parte "humana" da criação!

Por motivos óbvios, esses ovos são mais caros. E não vale a pena? 😉

Não há diferença nutricional entre ovos de casca branca e os de casca vermelha, então não ache que os ovos vermelhos sejam superiores apenas pela sua cor. 👊

Fonte: B-ON NUTRIÇÃO