Dicas Para Manter a Imunidade em Dia



Em meio a tantas notícias relacionadas ao surto do Coronavírus, é sempre importante ressaltar a importância de uma imunidade alta. Por conta da movimentação e da circulação por diversos espaços públicos em centros urbanos, a proliferação desses vírus acontece de forma rápida e inesperada.

Dessa forma, é sempre importante incluir certos alimentos, especiarias e remédios naturais que ajudam a aumentar a sua imunidade. Além disso, certas ações no seu dia-a-dia também auxiliam (e muito) na construção de um sistema imunológico forte, como por exemplo: 

1. Inclusão de Alimentos Ricos em Vitamina C e Ácido Fólico

A vitamina C e o ácido fólico são de extrema importância para o fortalecimento da imunidade. A vitamina C aumenta a resistência do organismo, enquanto o ácido fólico auxilia na formação de glóbulos brancos (responsáveis pela defesa do corpo). Alguns alimentos ricos nesses componentes são: laranja, acerola, kiwi, tomate, brócolis, couve, pimentão verde e vermelho, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado.

2. O Tal do Própolis

Estou falando do extrato concentrado, não daqueles sprays vendidos em farmácias. Esse subproduto das abelhas pode beneficiar o seu sistema imunológico de diversas maneiras. Ele contém compostos com capacidade de alterar e regular a imunidade, sendo antibacteriano e antiviral.

3. O Magnífico TCM

Triglicérides de cadeia média (mais conhecido como TCM), é uma combinação do ácido caprílico e o ácido cáprico. Esse óleo tem a propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias.

4. Oleaginosas

Além de zinco e magnésio, as nozes, castanhas e amêndoas são ricas em vitamina E. Essa vitamina é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

5. Probiótico

Probióticos são micro-organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, proporcionam benefícios à saúde. Seu consumo é uma alternativa saudável para contribuir com o equilíbrio da flora intestinal. A chegada das bactérias no intestino desperta as células de defesa, que, no susto, ainda não têm certeza se os bichinhos são mesmo aliados. “Esse mecanismo mantém o sistema imunológico ativo e mais apto a reagir frente a microrganismos causadores de doenças”.

6. Gengibre

O gengibre auxilia na defesa do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C. Você pode adicionar uma colher de sopa de gengibre ralado, duas vezes por dia ou fazer um chá com esse alimento poderosíssimo. 

7. Alho e Cebola

Essa dupla que você provavelmente refoga antes de preparar qualquer receita é muito importante para o desenvolvimento de um sistema imunológico forte. O alho tem função imunoprotetora e tem uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Enquanto isso, a cebola possui quercetina, potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas.

Há outros hábitos importantes que auxiliam na prevenção de doenças, como tomar banho gelado, tomar sol por 20 minutos sem protetor solar, e alguns pontos óbvios mas que valem reforçar: lavar sempre as mãos e evitar o compartilhamento de objetos pessoais e/ou que tenham contato com pessoas que apresentem sinais de contaminação.

Em época de coronavírus ou em qualquer outra, fazer o que estiver ao nosso alcance para mantermos nossa imunidade em alta é sempre desejável. E vale lembrar: fazer o que nos deixa feliz (dar risada inclusive) é excelente para a imunidade.

Fonte: B-ON NUTRIÇÃO


DICA: INDUSTRIALIZADOS DO BEM

A Dora Adora é parceira de uma marca que é rica de produtos que melhoram a imunidade: Chamada de Nutrawell. No nosso site, possuímos 3 produtos que melhoram muito esse fortalecimento do organismo.

São eles: