Como Restaurar A Flora Intestinal Saudável Após Antibióticos (E Mais)


Você tem um pressentimento de que sua digestão está desordenada. Talvez você precise tomar antibióticos, sentir gases depois de comer ou ficar ainda mais estressado e recorrer a alimentos ricos e doces reconfortantes (ei, você é humano). Agora você está se perguntando como restaurar a flora intestinal saudável. Boas notícias: você pode tomar medidas para apoiar a saúde digestiva e equilibrar o microbioma intestinal.


O QUE É FLORA INTESTINAL:


Você tem um mundo de microorganismos vivendo em seu sistema digestivo. Essa coleção de microorganismos é a flora intestinal, também conhecida como microbiota intestinal - um ecossistema complexo que consiste em aproximadamente 300 a 500 espécies bacterianas. Isso é quase 10 vezes o número de células do corpo humano

Os antibióticos matam as bactérias responsáveis ​​pela infecção, mas também matam as bactérias intestinais amigáveis ​​e a diversidade microbiana que você deseja cultivar. Na melhor das hipóteses, você pode ter gases e diarréia por alguns dias. No pior dos casos, pode ficar tão ruim que o equilíbrio do seu microbioma muda, e você pode acabar com problemas como má absorção, alterações na digestão, crescimento excessivo de candida (levedura) e até mesmo alterações na sua saúde mental.


1) TOME PROBIÓTICOS PARA RESTAURAR A FLORA INTESTINAL


Probióticos são as bactérias do seu intestino - aquelas que apoiam uma digestão saudável, produzem nutrientes e eliminam toxinas e patógenos, entre outras funções importantes. Uma dieta rica em probióticos (como o que você encontra no kefir, chucrute, kombucha e kimchi) pode ajudar os micróbios bons a colonizarem seu intestino e manter os não amigáveis ​​à distância.

2) TOME PREBIÓTICOS PARA ALIMENTAR BACTÉRIAS BENÉFICAS


Os probióticos são essenciais, mas para que as bactérias boas se desenvolvam, elas precisam comer. É por isso que você precisa de prebióticos em sua dieta. Prebióticos são compostos que alimentam bactérias intestinais benéficas. Bactérias amigáveis ​​e bem alimentadas povoam o revestimento do intestino, ajudando a nutrir um bioma saudável. Isso ajuda a restaurar e manter a integridade do revestimento intestinal.

Você pode obter prebióticos da raiz de chicória, alcachofra, alho-poró, grãos inteiros e alimentos que são ricos em amido resistente - um tipo de amido que resiste à digestão. [18] Ele fermenta em seu trato digestivo e alimenta as bactérias benéficas em seu intestino. [19] As fontes de amido resistente incluem cajus não torrados, bananas verdes crus, farinha de banana crua e amido de batata cru. Pode causar distúrbios digestivos em algumas pessoas, portanto comece devagar e aumente para algumas colheres de sopa.

3) CORTE O AÇÚCAR



Uma dieta rica em açúcar refinado, adoçantes artificiais e até mesmo açúcares naturais (incluindo frutas!) Podem desequilibrar a flora intestinal, portanto, você deve limitar a ingestão de açúcar - especialmente antibióticos.


4) COMA MUITOS VEGETAIS


Quando uma grande parte das bactérias é eliminada, elas se reconstroem lentamente. Como acontece com qualquer população competindo por recursos, é uma espécie de corrida para repovoar. Enquanto isso está acontecendo, você deseja alimentar os mocinhos e matar os bandidos de fome.

Cortar o açúcar só levará você até certo ponto. Enquanto você fecha o bar para a festa do fermento, por que não servir comidas integrais aos convidados de boas-vindas? Os micróbios intestinais que o ajudam a digerir e absorver os alimentos adoram vegetais. Faz sentido, porque eles comem a porção dos vegetais que os humanos não decompõem e convertem essas porções em nutrientes que você não obteria de outra forma.

Fonte: Bulletproof Blog