A Importância da Hidratação e do Consumo De Água


Em torno de 70% do nosso corpo é composto por água, sendo que em determinadas células como os neurônios essa proporção chega a ser até próximo a 90%. A partir daí já podemos ter idéia da importância desse líquido para nossa saúde.

Quando falamos em água e hidratação queremos ir além de simplesmente  tomar o líquido, queremos sim olhar para capacidade da água chegar até o interior das células.  Nesse caso, não vamos usar o simples conceito da urina clara = estar bem hidratado, afinal uma pessoa pode muito bem ter a urina clara e na realidade o intracelular estar com deficit enorme de líquido. Muitas vezes antes mesmo da água que você toma ter chance de chegar no intracelular, ela já é eliminada na forma de urina. Por isso, o conceito da urina clara é algo muito superficial perante a idéia da hidratação.

O grande porquê disso tudo é devido a importância de um intracelular com muito líquido para que nossa produção de energia seja otimizada. O ATP é o representante da nossa energia, aquilo que nos dá vida. Para ser produzido, nosso organismo depende de um meio metabólico funcionando da maneira ideal. Isso significa, um corpo com intracelular repleto de água.  Além disso, o melhor meio para eliminação dos contaminantes é um organismo repleto de líquido. Um corpo desidratado, tem baixíssima capacidade eliminação de toxinas, que assim tendem a se acumular cada vez mais no organismo.

Outro conceito importante vem associado a capacidade anti oxidante desempenhada pelo hidrogênio presente na molécula da água, o que realmente desempenha um papel muito importante na nossa saúde geral. Afinal, a maioria dos agentes agressores do meio externo desempenham um processo oxidante no nosso organismo, o que é realmente deletério para nossa saúde.

Por isso, em breve vamos falar mais sobre o conceito relacionado a o quê representa uma água de qualidade para hidratação adequada do seu corpo.

Fonte: Guilherme Takassi